Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho
Unidade que desenvolve e aprofunda a investigação sobre a História da Vinha e do Vinho ao longo dos séculos, em particular da região do Douro. Publica a revista Douro – Estudos e Documentos (1996-) e Cadernos da Revista Douro (1996-). Projectos de investigação actuais: Património arquitectónico rural nos concelhos do Porto e Vila Nova de Gaia; Douro e Porto: a complementaridade intemporal – laços sócio-económicos e institucionais – séculos XVI a XVIII; Os pergaminhos medievais da Quinta da Pacheca O Douro contemporâneo: sociedade, economia e instituições.

Campo Arqueológico de Mértola
Fomenta o levantamento, estudo e pesquisa do património da região de Mértola, e a sua conservação e salvaguarda. Publica a revista Arqueologia Medieval (1992-). Integra o Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e do Porto.
Disponibiliza bibliografia. Projectos de investigação actuais: Archaeological remains of daily life; Mértola in the Late Antiquity era and its evolution toward na Islamic society; Islamic Necropolis of Mértola; Language and History in the North-South border; Casa do Lanternim (Mértola) – Contributo para a história local; Alcáçova de Mértola: Espaços, edifícios, e funções entre a Antiguidade Tardia e a Reconquista Cristã; A Necrópole Islâmica do Rossio do Carmo (Mértola).

Casa de Sarmento – Centro de Estudos do Património
A ideia que preside ao projecto da CS.CEP consiste na criação de um conjunto de núcleos distribuídos por diferentes áreas de intervenção: Núcleo de Estudos de Património, Arqueologia e História Local (NEPAHL), vocacionado para o desenvolvimento de projectos de investigação; Núcleo de Estudos Vicentinos (NEV), vocacionado para o estudo e divulgação da obra de Gil Vicente e da história do teatro português; Núcleo de Documentação Abade de Tagilde (NDAT), vocacionado para o tratamento técnico de fundos documentais e bibliográficos através da inventariação, catalogação, pesquisa, digitalização e disponibilização em suporte digital; eNúcleo de Conservação e Restauro (NCR), com aptidão para intervenções no campo do restauro e da conservação preventiva de espécimes do património material.
Disponibiliza a Revista de Guimarães (1884-2000) e diversa bibliografia vimaranense digitalizada.

Centro de Arqueologia
Estuda os modelos de ocupação antrópica do Centro e Sul de Portugal, incluindo os respectivos complexos mágico-religiosos. Publica a revista Clio Arqueologia (1983-). Projectos de investigação actuais: As antigas sociedades camponesas no Centro e Sul de Portugal; As sociedades da Idade do Ferro no Centro e Sul de Portugal; Da romanização ao fim da Antiguidade Tardia no Sul de Portugal; Os povoados das antigas sociedades camponesas junto ao Guadiana médio; As placas de xisto gravadas da região de Évora; São Miguel da Mota.

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
Propõe-se estudar África e os africanos numa perspectiva multidisciplinar. Publica a revista Africana Studia (1999-). Disponibiliza base de dados de Negreiros em Moçambique (1750-1897) bem como artigos.

Centro de Estudos Africanos do ISCTE
As suas principais actividades são a investigação, os debates e as publicações. Disponibiliza artigos. Publica a revista Cadernos de Estudos Africanos (2002-). Projectos de investigação actuais: Política, Actores Sociais e Cidadania em África; Empreendedorismo, Empresariado e Desenvolvimento em Angola e Moçambique; Dinâmicas Sociais na Estruturação dos Espaços Políticos em Contextos Rurais Africanos; Migrações Forçadas e Formatos de Intervenção Humanitária; A Senegâmbia: da Crítica de um Ícone Histórico-Sociológico à Reavaliação de um Objecto de Estudo.

Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património
As suas principais áreas temáticas são: Arqueologias; Arqueogeografia; Espaços, colonizações e identidades; Infra-estruturas culturais; Técnicas, tecnologias; Epistemologia e Metodologia; Artes. Disponibiliza artigos. Projectos de investigação actuais: The Rivers as Cultural Infrastructures; A Dinâmica do espaço de Pax Iulia no período Romano Republicano; Archéogéographie/Traité de Recherches; Modelos de auto-organização territorial; Fontes Epigraphici Religionis Celticae Antiquae; Programa internacional para recolha documental e minuciosa análise dosmiliários à escala da globalidade do Império Romano.

Centro de Estudos Ataíde de Oliveira
Centro dedicado ao estudo da literatura oral. Desenvolve um Arquivo de Contos Tradicionais Portugueses. Publica a revista Estudos de Literatura Oral (1995-).

Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos
Unidade dedicada ao estudo das línguas, literaturas e culturas da Antiguidade Greco-Latina, da sua transmissão ao longo da Idade Média, da sua renovação sobretudo na época do Renascimento e da presença do legado clássico na actualidade. Publica a revista Hvmanitas (1947-) e Boletim de Estudos Clássicos (1984-). Projectos de investigação actuais: A Ideia de Europa.

Centro de Estudos Comparatistas
Desenvolve actividades no campo da interculturalidade, estudos literários e culturais europeus, e estudos interartes. Publica a revista Act (2000-). Disponibiliza a pesquisa em linha da sua biblioteca, bem como a base de dados Biblioteca Portuguesa de Estudos de Tradução.

Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Tem por objectivo a investigação e divulgação dos temas relacionados com a população, economia e sociedade. Disponibiliza artigos e a pesquisa em linha da sua biblioteca. Publica a revista População e Sociedade (1995-). Projectos de investigação actuais: Artistas e Artífices no Norte de Portugal (Séculos XII a XX); Emigração do Norte de Portugal para o Brasil; A população portuguesa. Das grandes constantes estruturais à renovação do sistema demográfico; Douro / Duero Virtual2; Digitalização e Construção do Portal Foto Beleza; História dos Presidentes da Câmara Municipal do Porto (1820-2007); Identidade ibérica: o caso de Portugal na época medieval início da época moderna; As relações diplomáticas e económicas de Portugal com a Rússia (1750-1834).

Centro de Estudos de Antropologia Social
As suas áreas de investigação são: Identidades Primordiais e Diferenciação Social; Antropologia Urbana e das Organizações; Antropologia da Educação; Estudos Coloniais e Pós-Coloniais; Migrações, Etnicidade e Transnacionalismo. Publica a revista Etnográfica (1997-). Disponibiliza a pesquisa em linha da sua biblioteca. Projectos de investigação actuais: Castelos a bombordo II. Práticas e retóricas da monumentalização do passado português, cooperação cultural e turismo em contextos africanos; Etnobotânica do Nordeste português: saberes, plantas e usos.

Centro de Estudos de Culturas Lusófonas
Desenvolve unidade de investigação cujas actividades pretendem responder ao projecto de estudar e divulgar as culturas de língua portuguesa. Publica a revista Stvdia Lvsitanica (1998-). Projectos de investigação actuais: Poetas Brasileiros do Período Colonial; O Pan-Africanismo no Mundo Português - O Despertar do Nacionalismo; Estudos de Literatura Portuguesa Medieval de Francisco Adolpho Varnhagen; Tradução, estudo introdutório e notas do Tratado de Gloria, de D. Jerónimo Osório.

Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa
Promove e desenvolve de forma sistemática os estudos de Antropologia, em relação estreita com outras áreas das ciências sociais. Publica a revista Arquivos da Memória (1996-).

Centro de Estudos de História Contemporânea
Desenvolve trabalhos nas áreas da História Económica, Social, Cultural e Política de Portugal dos séculos XVIII a XX. Projectos de investigação actuais: Portugal: do antigo Regime à Democracia; Levar a História aos jovens; Iberconceptos; Óbidos com História: séculos XIX e XX; A Cidade e a Rua: Uma aproximação Etnográfica à Vida Urbana; História do Alentejo, sécs. XII-XX. Aprofundamentos empíricos.

Centro de Estudos de História do Atlântico
Aprofunda sobretudo a História da Madeira, disponibilizando diversos instrumentos de investigação, e cooperando com a Nesos – Base de dados de História das Ilhas Atlânticas , com acesso a documentos, artigos, livros e imagens.

Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência
Promove a investigação em História e Filosofia das Ciências.
Projectos de investigação actuais: Os Livros e as Bibliotecas no espólio bibliográfico de D. Manuel do Cenáculo (1724-1814).

Centro de Estudos de História Religiosa
Estuda a problemática religiosa em Portugal. Publica a revista Lusitania Sacra (1956-). Projectos de investigação actuais: Clero catedralício português (séc. XIV-XV); Portugaliae Monumenta Misericordiarum; Os Católicos Portugueses na Política do Século XX; Memória e História de Fátima; Religião, Sociedade e Estado: um século de Separação; Arquivística Religiosa.

Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa
Estuda a interacção cultural que a presença portuguesa gerou em povos de vários continentes e o fomento da compreensão e aproximação mútuas. Publica a revista Povos e Culturas (1986-). Projectos de investigação actuais: Documentos sobre a História da Expansão Portuguesa Existentes no Arquivo Secreto do Vaticano; Enciclopédia Açoriana; Inventário da Documentação Arquivística sobre Timor; O Teatro nas Literaturas de Africanas de Expressão Portuguesa.

Centro de Estudos Históricos Interdisciplinares
Unidade de investigação histórica privilegiando uma metodologia interdisciplinar. Publica a revista Discursos (1997-). Disponibiliza base de dados de teses de história apresentadas nas universidades portuguesas.

Centro de Estudos Humanísticos
São seus objectivos prioritários o desenvolvimento e divulgação de investigação transdisciplinar na áreas da teoria da literatura e literatura comparada, linguística, estudos culturais e filosofia. Publica a revista Diacrítica (1986-). Projectos de investigação actuais: Classificação e constituição de um catálogo de manuscritos barrocos das bibliotecas portuguesas; Estudos sobre o Humor; Edição de colectâneas poéticas barrocas portuguesas.

Centro de Estudos Ibéricos
Estuda e investiga temas comuns do espaço ibérico. Publica revista Iberografias (2005-). Disponibiliza artigos em linha. Projectos de investigação actuais: Culturas Ibéricas, Sociedades de Fronteira: Territórios, Sociedades e Culturas em Tempos de Mudança.

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX
Trata-se de uma unidade de investigação que tem a História como referência fundamental, mas com objectivos de pesquisa pluri e interdisciplinar. Publica a revista Estudos do Século XX (2001-). Disponibiliza bases de dados bibliográficas para o estudo da História de Portugal no século XX. Projectos de investigação actuais: Arquivo da Memória e História do Séc. XX; Republicanismo no Século XX; Cultura na I República; Relação de Portugal com a Europa e o Mundo, as Comunidades Portuguesas e os Países de Língua Portuguesa; História Económica, Social e das Organizações; Egas Moniz: vida e obra de um Prémio Nobel; História da Farmácia em Portugal (1900-1950); História da Comunicação, do Jornalismo e dos Media; Transformações do Campo Intelectual Português (1910-1950); Crítica Cinematográfica em Portugal (1917-1963); História e Sociologia da Educação e Programas Didácticos.

Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina
Centro vocacionado para o estudo do desenvolvimento económico e social dos chamados "países em vias de desenvolvimento", de África, Ásia e América Latina. Disponibiliza artigos. Coopera com outras unidades no Projecto Memória de África, que disponibiliza informações sobre a documentação existente em Portugal e em algumas das suas antigas colónias relativa, principalmente, ao período colonial, bem como obras integrais como a História Geral de Cabo Verde. .
|
Centro de Estudos Sociais
Instituição científica vocacionada para a investigação na área das ciências sociais. Publica a Revista Crítica de Ciências Sociais (1978-). Alguns projectos de investigação actuais: Poesia da Guerra Colonial: a ontologia do “eu” estilhaçado; Os filhos da Guerra Colonial: pós-memória e representações; Feitiçaria e modernidade em Moçambique: questionando saberes, direitos e políticas.

Centro de Estudos Territoriais
Desenvolve trabalhos de pesquisa e intervenção nas questões territoriais. Publica a revista Cidades, Comunidades e Territórios (2000-). Alguns projectos de investigação actuais: Ciganos e Territórios: Mobilidade e sedentarização no contexto urbano português; Envelhecimento demográfico e planeamento urbano.

Centro de História de Arte e Investigação Artística
Tem por principal âmbito o estudo das várias formas de que se reveste o património histórico-artístico e monumental, bem como a consolidação do conhecimento dos modos em que emergem, se situam e se apresentam as expressões artísticas no seu sentido criativo. Disponibiliza obras em linha. Projectos de investigação actuais: Coleccionismo de arte em Portugal; Relações artísticas luso-francesas; A ideia da paisagem na cultura portuguesa; O repertório teatral em Portugal: dramaturgia, tradução e representação.

Centro de História da Cultura
A História das ideias, juntando as perspectivas da história, da filosofia e dos estudos literários, é a base do projecto geral deste Centro. Publica a revista Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias (1982-) e Cadernos de Cultura (1998-). Possui biblioteca com catálogo em linha. Disponibiliza artigos e obras. Projectos de investigação actuais: Livro e Leitura; Estudos da Antiguidade; Pensamento e Cultura Hispânica; Edição de Revistas de Ideias e Cultura do século XX; Tratados do Espaço Ibérico. Portugal e Espanha (1816-2006); Pensamento Político Português (XIX-XX).

Centro de História da Sociedade e Cultura
Vocacionado para a investigação na área da História económica, social, política cultural e das mentalidades das épocas medieval, moderna e contemporânea. Publica a Revista de História da Sociedade e Cultura (2001-). Disponibiliza o catálogo da sua biblioteca em linha bem como artigos dos seus investigadores.  Projectos de investigação actuais: Sociedades, poderes e culturas: Portugal e “os outros”; História da Região Centro de Portugal.

Centro de História da Universidade de Lisboa
Tem desenvolvido o seu trabalho nas áreas da História Cultural, Política e Social, com especial destaque para as temáticas ligadas à Memória e Identidade Nacional. Publica a revista Clio (1979-). Disponibiliza Do Tempo e da História (1965-1972). Projectos de investigação actuais: Tecido Social e Redes de Poder: os portugueses e o Magrebe dos séculos XV a XIX; Solis – Igreja de Santa Engrácia – Panteão Nacional: Campanha de obras , exploração de pedreiras e trabalhos de restauro; As Matérias da Imagem: os pigmentos na tratadística portuguesa entre a Idade Média e 1850; Dicionário Histórico dos Sefarditas Portugueses; Italianos Estantes em Portugal.

Centro de História das Ciências da Universidade de Lisboa
Tem por objectivo promover os estudos e a investigação em História da Ciência e da Tecnologia em Portugal, de acordo com padrões académicos internacionais. Disponibiliza artigos. Publica a revista Journal of History of Science and Technology (2007-). Projectos de investigação actuais: Uma biografia científica do Abade Correia da Serra; Edição de textos científicos antigos; Património científico e cultura manuscrita: A colecção de manuscritos científicos da Biblioteca Nacional.

Centro de História de Além-Mar
Desenvolve investigações relacionadas com a presença portuguesa no mundo nos séculos XVa XVIII, numa perspectiva tanto quanto possível interdisciplinar e de história comparada, prestando particular atenção às histórias das regiões com que Portugal manteve contactos. Publica as revistas Anais de Historia de Além-Mar (2000-) e Bulletin of Portuguese-Japanese Studies (2000-). Disponibiliza Genealogias dos Vice-Reis e Governadores do Estado da Índia no século XVI. Projectos de investigação actuais: A Nobreza e o Estado da Índia no século XVI; Fontes para a História do Estado Português da Índia nos séculos XVII e XVIII. A Colecção Junta da Real Fazenda do Estado da Índia; Jesuítas Portugueses no Extremo Oriente nos séculos XVI-XVII; Portugal e o Sul de Marrocos: Contactos e Confrontos, Séculos XV-XVI; Relações de Portugal com a Pérsia durante a União Ibérica.

Centro Interdisciplinar de Línguas, Culturas e Educação
Procura orientar a sua pesquisa no sentido de contribuir para a análise, aprofundamento, construção e difusão do conhecimento científico no domínio das Ciências Humanas, com especial relevo para as áreas das Línguas, Literaturas e Culturas. Publica a revista Ágora. Estudos Clássicos em Debate  (1999-) e Revista da Universidade de Aveiro. Letras (1984-). Projectos de investigação actuais: Representação de Portugal nas literaturas estrangeiras e representações do estrangeiro na literatura portuguesa; Anticlericalismo Português: História e Discurso.

Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos
Tem desenvolvido trabalhos de investigação germanística sob uma perspectiva comparada, interdisciplinar e intercultural nas áreas da Literatura, Cultura, Linguística e Historiografia, bem como no domínio dos Estudos de Tradução, com particular incidência nas Relações Literárias e Culturais Luso-Alemãs do século XVIII à actualidade. Projectos de investigação actuais: Relações Literárias e Culturais Luso-Alemãs. Estudos de Recepção e de Hermenêutica Intercultural; Literatura Moderna e Contemporânea de Expressão Alemã em Traduções Portuguesas: Teoria, História e Crítica; História e Historiografia na Alemanha e em Portugal.

Centro de Investigação de Estudos Luso-Asiáticos
O Centro agrupa investigadores nas áreas da Linguística, Estudos Históricos e Culturais e Estudos da Tradução, dando particular atenção à presença cultural e linguística portuguesa na Ásia.

Centro de Investigação e Desenvolvimento do Mar
Desenvolve a investigação na área das ciências do mar. Disponibiliza o seu Boletim em linha (2007-).

Centro de Investigação em Sociologia Económica das Organizações
A sua principal área científica de actuação, ainda Sociologia Económica e das Organizações, é entendida numa acepção ampla que privilegia os múltiplos pontos de contacto entre a Sociologia e a Economia contemporâneas, e outras Ciências Sociais interessadas no estudo da realidade económica e organizacional. Disponibiliza artigos. Projectos de investigação actuais: Vagas Atlânticas: a Imigração Brasileira em Portugal; Honra, Códigos Sociais e Civilização: Os Duelos em Portugal (Séculos XV a XX).

[Novo] Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória
O CITCEM foi criado em Maio de 2007, respondendo quer às orientações da nova política científica nacional, que aconselhavam a reorganização das unidades de I&D, privilegiando centros de maior dimensão, com enfoque em programas transdisciplinares, com maior capacidade de internacionalização e com maior eficácia na difusão do conhecimento, quer às orientações do processo de Bolonha, que estimulavam a articulação entre a formação avançada e a investigação. Nesse sentido, por iniciativa da Direcção da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, reuniram-se diversas unidades de investigação anteriores, sediadas na FLUP e na Universidade do Minho - o Centro Interuniversitário de História da Espiritualidade (CIUHE), o Instituto de História Moderna (IHM-UP), o Núcleo de Arqueologia da Universidade do Minho (NARQ) e o Núcleo de Estudos Literários (NEL) -, bem como a maior parte dos investigadores de outras unidades (nomeadamente, do GEHVID - Grupo de Estudos de História da Viticultura Duriense e do Vinho do Porto, sediado na FLUP, e do NEPS - Núcleo de Estudos da População e Sociedade, sediado na Universidade do Minho).

Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
Tem como objectivos promover a investigação, a formação de investigadores e a divulgação de conhecimentos científicos na área da Linguística. Disponibiliza o Corpus Informatizado do Português Medieval e o Dicionário de Verbos do Português Medieval. Projectos em curso: Discurso – História dos Discursos em Portugal; Dicionário da Língua Portuguesa Medieval

Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa
Encontra-se organizado em Áreas científicas dedicadas ao estudo das Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa e das suas relações com as congéneres Europeias e a Projectos Independentes. Disponibiliza artigos. Projectos de investigação actuais: Hagiografia Portuguesa; Orientalismo (séc. XIX-XX); Edição Crítica da Obra Completa do Marquês de Pombal; Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal.

Centro de Tradições Populares Portuguesas
Tem reunido, através de um continuado trabalho de campo, ao longo de décadas, abundante colecção de textos de Literatura Popular, com exemplares inéditos de poesia (quadras, décimas, romances, rimas infantis), de orações e ensalmos, de provérbios, anedotas, contos e cascos de teatro. Publica a Revista Lusitana (nova série) (1981-). Projectos de investigação actuais: Dicionário de Regionalismos e Arcaísmos, de Leite de Vasconcellos; Tecnologia e Tradição: informatização dos arquivos etnográficos; Literatura Popular Portuguesa: reserva para o conhecimento do ambiente natural (humano e de outros animais) e suas alterações; Literatura Oral Tradicional: Sistematização, classificação e edição de um corpus.

Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora
Agrupa especialistas e formandos que estudam as problemáticas da Europa do Sul e do Mediterrâneo numa perspectiva essencialmente comparada. Possui biblioteca com catálogo em linha. Disponibiliza artigos em linha e diversas ferramentas de trabalho como os índices das Gazetas Manuscritas da Biblioteca Pública de Évora (1729-1734), a HEMERA: base de analíticos de periódicos sobre o Sul de Portugal ; e o Atlas Histórico Digital do Alentejo, entre outros recursos. Projectos de investigação actuais: Gazetas manuscritas: informação e sociedade (1729-1754); Os utentes do sistema de assistência entre a população de Évora: a importância das bases de dados demográficas (1535-1800); Inquirir da honra: comissários do Santo Ofício e das Ordens Militares em Portugal (1570-1773); História do Alentejo, séculos XII-XX. Aprofundamento empíricos; O sistema de caridade e assistência: apropriação social, trajectórias sociais, discursos institucionais. O caso da região de Évora (séculos XV-XVIII).

Centro Interuniversitário de História da Espiritualidade
Dedica-se à investigação nos domínios da História da Espiritualidade, designação que, por definição, não pode alhear-se da expressão e manifestações do sentimento religioso - desde a «ars orandi» até às confrarias e devoções, passando pelas ordens religiosas, pela literatura, pela hagiografia, pelas leituras e pelas bibliotecas.
Publica a revista Via Spiritus (1994-). Projectos de investigação actuais:Da Memória dos Livros às Bibliotecas da Memória; Espiritualidade e púlpito: Gesto, Palavras e Devoções na Pregação nos Séculos XVI e XVII; Bíblia e Poesia nos séculos XVI-XVII.

Faces de Eva. Centro de Estudos sobre a Mulher
Unidade que se define como pluridisciplinar na abordagem da área específica dos estudos sobre a Mulher, desenvolvendo acções de investigação, formação e divulgação Publica a revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher (1999-). Disponibiliza bases de dados.

Gabinete de História Económica e Social
Tem como principais objectivos desenvolver a pesquisa em História Económica e Social, enquadrando os projectos de investigação promovidos pelos seus membros e prestando serviços ao exterior.
Projectos de investigação actuais: Sistemas de crédito privado em meio urbano (Séc. XVII-XIX); História do sistema bancário português (1820-1931); As frotas do açúcar e o transporte no Atlântico (1580-1663); Abastecimento, comércio e consumo. Lisboa (1760-1890); Caminhos-de-ferro em Portugal no século XIX.

Instituto Açoriano de Cultura
O Instituto dá corpo a dois vectores essenciais da sua política cultural - a defesa e valorização da especificidade cultural açoriana, procurando incentivar a sua tomada de consciência num contexto universal e universalista e a redução da distância cultural que separa os Açores da Europa e do resto do Mundo. Publica a revista Atlântida (1956-). Projectos de investigação actuais: CHRONOS: projecto de e-learning sobre História, Cultura e Geografia dos arquipélagos da Macaronésia; Inventário do Património Imóvel dos Açores ; Projecto Atlântico de Arte Digital ; História dos Açores; Documentação sobre os Açores existente no Archivo General de Simancas.

Instituto da Defesa Nacional
Órgão de estudo, investigação e ensino das questões da defesa nacional. Publica a revista Nação e Defesa (1976-). Projectos de investigação actuais: Identidade Nacional no Contexto Europeu; Segurança e Defesa.

Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Publica as revistas Conimbriga (1959-) e Ficheiro Epigráfico (1982-).

Instituto de Ciências Sociais
Publica a revista Análise Social (1963-). No Arquivo Histórico Social estão depositados fundos documentais do século XVII ao XX, com diversos inventários disponíveis em linha. Também disponibilizam apoios à investigação: digitalização do Avante (1934-1938) ; Correspondência da Família Rio Maior (1852-1889) ; Levantamento dos Discursos Parlamentares (1834-1910).

Instituto de Estudos de Literatura Tradicional
Unidade multidisciplinar que estuda a literatura tradicional oral, dinamizando acções de valorização da cultura popular. Disponibiliza artigos.

Instituto de Estudos Medievais
Tem como principal objectivo a investigação, de âmbito interdisciplinar, na área dos estudos medievais. Publica a revista em linha Medievalista (2006-). Disponibiliza artigos e bibliografias. Projectos de investigação actuais: Regnum Regis - As Inquirições de 1220 e a génese da memória documental do reino medieval português; IMAGO; LITTERA, edição, actualização e preservação do património literário medieval português.

Instituto de Estudos Orientais
Promove as relações entre Portugal e os povos asiáticos com quem os portugueses tiveram contactos históricos, e a criação de instrumentos científicos e culturais de apoio a investigadores desenvolvendo estudos nesta área.

Instituto de Estudos Portugueses
Tem por vocação primeira aprofundar a investigação nas áreas relacionadas com os Estudos Portugueses, como a Cultura, a Literatura, a História, Sociologia ou Antropologia, estando particularmente empenhado em desenvolver uma prática pluri e interdisciplinar. Publica a revista Incidèncias (1999-). Projectos de investigação actuais: A História do Livro; Antologia da Poesia Barroca Portuguesa - temática da Natureza; Estudos sobre Jornais escritos em Português no Estrangeiro (Séc. XVIII - Europa Central; Séc. XIX - Inglaterra; Séc. XX - E.U. A. e Europa).

Instituto de Etnomusicologia
Realiza investigação multidisciplinar sobre a música, a partir de uma perspectiva etnomusicológica. Projectos de investigação actuais: O Património sonoro português: um projecto de arquivo e investigação; A Música Popular em Portugal no Séc. XX; O Fado no Século XX: Uma abordagem multidisciplinar ao património cultural intangível português.

Instituto de História Contemporânea
Dedica-se ao estudo, formação e divulgação no âmbito da História Contemporânea em geral e da História Contemporânea de Portugal em particular. Disponibiliza aceso a catálogo da biblioteca em linha. Alguns projectos de investigação actuais: História e Património do Grupo Portugal Telecom; História da Ordem dos Engenheiros; Economia da I República: o discurso da modernidade e os impasses da realidade; Os Grandes Debates Parlamentares (1822-1974); Salazar e os seus interlocutores; Encontros Franco-Salazar. Política Externa e Relações Peninsulares durante as Ditaduras: 1942-1963.

Instituto de História de Arte da Universidade de Lisboa
Publica a revista Artis (2002-). Disponibiliza artigos. Alguns projectos de investigação actuais: Programa de Estudos Integrados do Mosteiro dos Jerónimos (Claustro); A Arte de Repovoamento em Território Português: Testemunhos da Actividade Construtiva Cristã no Ocidente Peninsular entre os Séculos IX e XI; História Natural na Iconografia da Arte Portuguesa da Época dos Descobrimentos (cerca de 1500-1540).

Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa
Publica a Revista de História de Arte (2005-).

Instituto de História Económica e Social
Unidade de investigação e ensino especialmente vocacionado para a área de história económica e social. Publica a Revista Portuguesa de História (1941-).

Instituto de História e Teoria das Ideias
Unidade de investigação e ensino especialmente vocacionada para a história da cultura, nas suas múltiplas vertentes e numa perspectiva interdisciplinar. Publica a Revista de História das Ideias (1977-).

Instituto de Investigação Científica e Tropical
Instituto que se dedica ao Saber Tropical, desenvolvendo investigação científica tropical nas áreas das Ciências Humanas e Naturais, aumentando a capacitação científica e técnica dos países com que coopera e promovendo a preservação do Património. Disponibiliza diversas bases de dados, a colecção de separatas verdes (1961-2004) e o Boletim Oficial de Timor (1883-1975).

Instituto de Literatura Comparada
Tem como objectivo principal produzir conhecimento do domínio das práticas culturais, estéticas e literárias que consubstancializam os diálogos interculturais e as tendências estéticas transnacionais. Publica Cadernos de Literatura Comparada (2000-). Projectos de investigação actuais: Utopias Literárias e Pensamento Utópico: a cultura portuguesa e a tradição intelectual do Ocidente; Novas Cartas Portuguesas.

Unidade interdisciplinar de investigação e de ensino que visa promover estudos diversificados e aprofundados sobre o Oriente, com particular incidência no Médio Oriente Antigo.
Projectos de investigação actuais: A língua e a escrita no Egipto Antigo.

Instituto Português de Relações Internacionais
O IPRI tem, como primeiro objectivo, a investigação científica no campo das Relações Internacionais, num quadro interdisciplinar. Publica a revista Relações Internacionais (2004-). Disponibiliza artigos.

Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais
Associação que procura reunir todos aqueles que - da História à Literatura, da Arte à Filologia - se dedicam, pela docência, pela investigação ou pelo trabalho profissional como bibliotecários ou arquivistas, ao período medieval, com objectivos muito definidos: possibilitar a comunicação e o diálogo, facilitar a integração de jovens vocações, tomar iniciativas que projectem a afirmação dos estudos medievais portugueses.