Coordenador científico: João José Alves Dias

Este projecto insere-se num plano de conjunto que visa a apresentação ao público dos livros das chancelarias régias em língua portuguesa, nas suas versões integrais, segundo os registos preservados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, respeitantes aos reinados de D. Afonso IV a D. Henrique.
A publicação das chancelarias reveste-se da máxima importância para a investigação da História de Portugal, procurando preencher uma importante lacuna, sentida desde há muito pelos medievalistas portugueses, sobretudo quando se compara a realidade portuguesa com a sistemática publicação de fontes similares um pouco por toda a Europa Ocidental a partir do século XIX.

A multiplicidade e riqueza de informações existentes na chancelaria régia, essenciais para uma análise cuidada da medievalidade portuguesa em todos os seus vectores, pode assim começar a ser trabalhada de uma forma mais metódica.

Começou-se com a publicação da Chancelaria de D. Pedro I, em 1984, seguindo-se-lhe a publicação dos dois volumes inéditos da Chancelaria de D. Afonso IV, de 1990 a 1992, e dos três volumes da de D. Duarte de 1998 a 2002. Mais recentemente, de 2004 a 2006, publicaram-se onze tomos correspondentes aos quatro livros da Chancelaria de D. João I.

Presentemente, ultima-se a transcrição da Chancelaria de D. Fernando. Está numa fase adiantada a transcrição do Livro da Casa dos Contos do reinado de D. João I, bem como dos folios da mesma natureza pertencentes ao reinado do mesmo monarca bem como do seu sucessor, D. Duarte, incorrectamente cosidos no Livro 21 da Chancelaria de D. João II. Também se iniciou a transcrição de livros da Chancelaria de D. Afonso V, D. João II, D. Manuel I e D. João III.

Neste momento, o balanço do trabalho desenvolvido é o seguinte:

Chancelaria de D. Afonso IV: Concluído (1984-1992)

Chancelaria de D. Pedro I: Concluído (1980-1984)

Chancelaria de D. Fernando I. Em execução (2005-2010)

Chancelaria de D. Beatriz

Chancelaria de D. João I: Concluído (2002-2006)

Chancelaria de D. Duarte: Concluído (1996-2002)

Chancelaria de D. Afonso V: Em execução (2006- )

Chancelaria de D. João II: Em execução (2006- )

Chancelaria de D. Manuel I: Em execução (2006- )

Chancelaria de D. João III: Em execução (2007- )

Chancelaria de D. Sebastião

Chancelaria de D. Henrique