Coordenador científico: Iria Gonçalves

Este projecto insere-se num plano de conjunto que visa a apresentação ao público dos tombos de propriedades das ordens religiosas e militares portuguesas dos séculos XV a XVII.
Integrados nos planos de reforma administrativa de D. Manuel I, os tombos das ordens religiosas e militares constituem peças documentais extremamente ricas, com informações da mais variada natureza e dando-nos autênticos retratos da paisagem portuguesa de então, na sua diversidade regional, tanto no que se refere ao mundo rural como ao urbano: a cobertura vegetal (espécies cultivadas e sua implantação no terreno, mas também os incultos, as matas); a construção (comum ou de prestígio, rústica ou urbana, habitacional, artesanal ou de apoio à actividade agrícola); tipos e formas de propriedade; rede viária terrestre e sua articulação com os núcleos de povoamento e vias fluviais; a toponímia; a antroponímia, etc.

Neste momento, o balanço do trabalho desenvolvido é o seguinte:

Tombos da Ordem de Cristo: Em execução (2000- )

Tombos de Santa Maria de Abade de Neiva e São Vicente de Fragoso (1493-1494). Concelho de Barcelos: Concluído (2002-2003)