a. Os artigos deverão ser submetidos à Fragmenta Historica em formato electrónico – Word – para o seguinte endereço de correio electrónico: fragmenta.historica@gmail.com
b. Os textos deverão ser normalmente submetidos até 30 de Agosto de cada ano civil, salvo indicação em contrário através de um apelo a artigos.
c. Os artigos submetidos poderão ser redigidos em português, inglês, francês e castelhano.
d. O artigo não deve conter o nome do autor nem indicações da sua autoria. O nome do autor e a instituição a que pertence deverão constar de um ficheiro anexo ao artigo e que deve incluir um resumo em português e outro em inglês (abstract), num total de 1000 caracteres com espaços, bem como seis palavras-chave em português e em inglês.
e. Os textos deverão ser redigidos em letra Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5, devendo ser paginados, principiando sempre a contagem na página inicial do ficheiro.
f. As fontes a publicar no segmento Monumenta Historica deverão obedecer às seguintes normas de transcrição dos documentos:
- transcrição dos documentos em linha contínua, separando os fólios originais por duplos traços oblíquos // – anotando à margem o correspondente número do fólio [fol.] – e separando as duas colunas, de cada fólio original, por / traço oblíquo – anotando à margem o começo da segunda coluna [B];
- respeito absoluto pela ortografia do texto, mantendo exactamente maiúsculas e minúsculas, pontuação original, etc., mas separando as palavras que estivessem no original unidas ou reunindo as sílabas ou letras de uma mesma palavra que se encontrassem separadas;
- desenvolvimento das abreviaturas, colocando em itálico as letras ou palavras subentendidas, mas mantendo a forma original dos numerais;
- colocação entre [ ] de tudo o que tenha sido interpretado pelo transcritor ou acrescentado ao texto original e da palavra [sic] a seguir aos erros desse próprio texto;
- abertura de parágrafos para permitir uma melhor legibilidade do texto;
- colocação entre < > de todo o texto entrelinhado ou escrito à margem;
- colocação em nota de todo o texto acrescentado em época posterior;
- serão também aceites publicações de fontes com base noutros critérios de transcrição. Nestes casos, os autores deverão indicar quais os critérios usados na sua publicação.
g. Referências bibliográficas: deverão ser feitas em notas de rodapé e não no corpo do texto, e de acordo com os seguintes modelos:
- 1) Manuscritos:
- Primeira citação, ex.: Arquivo Nacional da Torre do Tombo [ANTT], Colecção de São Lourenço, Liv. 5, fól. 45; Biblioteca Nacional de Portugal [BNP], Manuscritos, Caixa 4, N.º 1.
- Citações seguintes: ex.: ANTT, Colecção de São Lourenço, Liv. 5, fól. 48; BNP, Manuscritos, Caixa 4, N.º 2.
- 2) Bibliografia impressa:
- Monografias: Nome e Apelido, Título, Local, Editora, Data;
- Teses/dissertações: Nome e Apelido, Título, Local, Tese/Dissertação de Mestrado/Doutoramento apresentada à [Nome da Instituição], Data;
- Obras colectivas: Título, dir./coord./org. Nome e Apelido, Local, Editora, Data;
- Artigos ou capítulos/subcapítulos em obras colectivas: Nome e Apelido, “Título”, in Título, dir./coord./org. Nome Apelido, Local, Editora, Data, p./pp. (...);
- Capítulos/subcapítulos em monografias: Nome e Apelido, “Título”, in Título, Local, Editora, Data, p./pp. (...);
- Artigos em revistas: Nome e Apelido, “Título”, in Título, nº (...), Data, p./pp. (...);
- Obras ou artigos/capítulos/subcapítulos em formato electrónico: devem respeitar, consoante o caso, as tipologias acima apresentadas, e colocando, no final, a hiperligação correspondente e a data de consulta do ficheiro da seguinte forma: [Consultado em 26/08/2013]. Disponível em http://...;
- Na remissão para obras já citadas anteriormente no artigo em questão, os autores deverão seguir o seguinte modelo: Nome e Apelido, Título abreviado..., pp. (...). Não deverão ser usadas abreviaturas op cit nem outras similares.
h. Citações de documentos manuscritos poderão constar no corpo do texto ou em rodapé, e sempre entre aspas e não em itálico.
i. No final do artigo deverá constar uma listagem das “Fontes e Bibliografia” utilizados no artigo em questão, organizada alfabeticamente pelos APELIDOS do autores.
j. Todas as figuras, tabelas, gráficos e outros elementos gráficos deverão ser legendados e numerados sequencialmente.
l. Todos os artigos submetidos serão sujeitos a avaliação científica externa (peer review). Na eventualidade de os dois pareceres serem antagónicos, a decisão final caberá ao Director da publicação.
m. Todas as questões omissas nestas normas serão sempre alvo de ponderação por parte do Conselho Editorial que deliberará em conformidade, transmitindo os seus pareceres aos autores se a situação o exigir.
|